top of page

BREVE GLOSSÁRIO

 

CONCEITOS E EXPRESSÕES PARA ENTENDER MAIS SOBRE O UNIVERSO DA CRIPTOARTE

 

Arte gerativa ou generativa - Implica o processo de criação de uma obra pela ativação de um conjunto de regras e códigos no contexto computacional de um sistema autônomo ou semi autônomo. 

 

Blockchain - É um livro digital de registros, compartilhado e imutável, que facilita o processo de gravação de transações e rastreamento de ativos em uma rede de negócios online.

 

ChatGPT - Uma poderosa ferramenta de inteligência artificial que responde perguntas e ajuda de forma personalizada o consulente.

 

Cripto ou crypto - Nome genérico dado ao novo grupo de tecnologias e formas de organização socioeconômica, o que engloba a nova era da transformação de moedas digitais descentralizadas, criadas em uma rede blockchain, a partir de sistemas avançados de criptografia.

 

Criptomoedas - Refere-se a qualquer forma de moeda existente digital ou virtualmente que usa a criptografia para garantir a realização de transações com ativos financeiros.

 

ESG - sigla em inglês para “environmental, social and governance” (ambiental, social e governança, em português). Geralmente, ela é usada para se referir às práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa.

 

Glitch - Trata-se de um termo usado para indicar falha em um sistema, especialmente nos softwares. Passou a ser utilizado com mais frequência para significar qualquer pequena falha inesperada que impede o bom funcionamento de qualquer sistema.

 

IA - Inteligência Artificial utiliza computadores e máquinas para imitar a capacidade de resolução de problemas e tomada de decisões da mente humana.

 

Machine learning - é uma área da IA e da ciência da computação, concentrada no uso de dados e algoritmos para imitar a maneira como os humanos aprendem, melhorando gradualmente sua precisa utilização.

Marketplace - Como os NFTs usam a mesma tecnologia das criptomoedas, surgem a partir de registros emitidos nesse banco de dados público. Não é necessário ser artista ou programador, pois os próprios mercados de negociação oferecem o serviço de "mint". O custo de emissão varia conforme a escolha da blockchain em momentos de demanda.

Metaverso - Universo virtual que busca reproduzir a realidade usando tecnologias como realidade virtual, realidade aumentada e internet. Nesse espaço virtual-social coletivo, é possível criar um avatar, conversar com pessoas, visitar exposições, jogar, comprar itens virtuais, entre muitas outras possibilidades.

Mineração de criptomoedas -  consiste no processo de validação e inclusão de dados na blockchain. Todas as informações se referem a novas transações, que ficam armazenadas nessa cadeia, ao registrar o histórico de movimentações dos usuários. Permite algoritmicamente que uma quantidade maior de moedas digitais esteja em circulação.

Mint - Significa cunhar. A expressão é utilizada para a criação de moedas físicas e refere-se ao processo de publicação exclusiva de uma obra de arte digital ou colecionável no blockchain pela primeira vez, tornando-a comprável. Designa o ato de emitir e registrar ativos digitais exclusivos no blockchain.

Neutralização de emissões de carbono e diminuição de uso do gás - como as transações consomem potência de energia de computadores, há menos impacto ao meio ambiente quando mineradores usam recursos renováveis de energia, como a solar, e o plantio de árvores na batalha contra as mudanças climáticas. Métodos eficientes de transações adquirem formas diferentes com o desenvolvimento tecnológico no segmento chamado de NFTs verdes.

 

NFT - Abreviação de "Non-Fungible Token", que em português significa "Token Não-Fungível". Um token é um símbolo eletrônico que representa um bem. Ele tem características únicas e não pode ser substituído por outra coisa. Quase tudo pode ser um NFT: obras de arte, músicas, imóveis, itens colecionáveis, medalhas olímpicas, assentos em um evento, memes ou até mesmo uma postagem nas redes sociais.  

Protocolos de consenso - São mecanismos que acontecem dentro das blockchains para se alcançar o consenso sobre uma decisão coletiva. É por meio desses pontos de conexão que os dados são enviados e recebidos dentro do sistema, formando a estrutura da blockchain. No sistema Bitcoin, as potentes máquinas operantes 24h são chamadas de mineradores, ou seja, formam a parte ativa da rede.

Realidade virtual e realidade aumentada - RV convida o interlocutor a uma experiência de imersão ao mundo digital e RA entrelaça o virtual com o real, e assim o público, por meio de dispositivos eletrônicos, perceba os objetos virtuais em contexto real. O uso da realidade virtual e da realidade aumentada já é presente em diferentes áreas da ciência, tecnologia, ensino de línguas, games, tours on-line, e até mesmo no segmento de vendas e de decoração de espaços físicos.

Sistemas PoW (prova de trabalho) e PoS (prova de participação) - PoW é um mecanismo utilizado pela mineração para regular a criação de peças e o estado da blockchain, provendo uma maneira objetiva para todos os membros da rede alcançarem um acordo na blockchain acerca de todas as transações. PoS foi desenvolvido alternativamente para ser usado por algumas criptomoedas. Neste modelo, reúne-se fundos em smart contract especiais. A cada vez que uma nova peça faz-se necessária na blockchain, um algoritmo garante tal participação específica como oportunidade de se publicar a seguinte.

 

Smart contracts - ou contrato inteligente – tipo de contrato digital que garante a auto-execução das cláusulas, sempre que as condições contratuais previstas são atendidas. O smart contract usa tecnologias de ponta – como blockchain e criptografia – e é escrito em linguagem de programação.

WEB 3.0 - É a nova fase da internet, baseada em descentralização com tecnologias. Oferece maior controle dos usuários sobre seus dados e oferece experiências digitais mais interativas e seguras, impulsionando inovações como a criptoarte e o metaverso.

 

Fontes: Apple, Associação Comercial de São Paulo, IBM, CNN Brasil, Mercado Bitcoin, Sebrae, UFRJ, Universidad de Cuenca, UOL, USP

bottom of page